email Facebook Área Reservada
Home APCER
ESDIME - 
HISTÓRIA

ESDIME - 

HISTÓRIA

Do Projeto Experimental de Formação para o Desenvolvimento de Microrregiões Rurais (Messejana - 87/90) à ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste.

Fruto do debate, conceção e realização de programas de formação com vista ao desenvolvimento empresarial e regional no seio do Movimento Cooperativo Português e Europeu, e da vontade de intervir positivamente na sua terra de origem, José Carlos Albino concebeu, no quadro da Federação de Cooperativas de Produtores de Serviços, o Projeto Experimental de Formação para o Desenvolvimento de Microrregiões Rurais.

 

Financiada pelo Fundo Social Europeu, a iniciativa visava experimentar um conjunto de metodologias e estratégias com vista à contribuição efetiva da formação para a revitalização de microrregiões do mundo rural. Com cerca de 1500 habitantes, a freguesia de Messejana, no concelho de Aljustrel e distrito de Beja, apresentava, após o encerramento de uma unidade fabril que empregava perto de 100 colaboradores, uma taxa de 50% de desemprego e défice de atividades com autossustentação económica.

 

O projeto teve por objetivo desencadear um processo de mudança, através da promoção da autoiniciativa dos formandos no sentido de criação de uma sociedade, associação ou cooperativa, capaz de apoiar o desenvolvimento dos seus projetos profissionais, da freguesia e da sub-região, numa lógica de sustentabilidade.

 

Se, durante os dois primeiros anos, a ESDIME funcionou como uma organização dominantemente concelhia, sem programas próprios de atuação, dando apoio a projetos de criação de microempresas, principalmente de autoemprego (Programa ILE – Iniciativas Locais de Emprego), viu depois a sua intervenção alargada à sub-região, apoiando microempresas, fazendo atendimento específico a mulheres (Programa NOW) e realizando três Ações de Formação à Motivação.

 

As parcerias com instituições, autarquias, associações e empresas, condições imprescindíveis para a realização de um trabalho consensualizado e eficaz, multiplicaram-se durante este período, sendo hoje reconhecido à ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudoeste o mérito pela multiplicidade de projetos desenvolvidos e rede de relações com demais entidades intervenientes no território.


Com sede em Messejana, no concelho de Aljustrel, a ESDIME é hoje uma Cooperativa de Solidariedade Social e Organização Não-governamental para o Desenvolvimento, que promove ações e projetos de desenvolvimento local, apostando na capacitação das pessoas, estimulando a iniciativa empreendedora e o exercício da cidadania, através da dinâmica associativa e da qualificação das comunidade e das organizações. 

 

ESTATUTOS:

- Cooperativa de Solidariedade Social, Sem Fins Lucrativos

- Entidade Formadora Acreditada pela DGERT desde 1998

- Organização Não Governamental Para o Desenvolvimento (ONGD) / Lei n.º 66/98, de 14 outubro, desde 2012

- Pessoa Coletiva de Utilidade Pública / Lei n.º 66/98, de 14 outubro, desde 2012

- Entidade certificada ISO 9001:2008 (2015) e ISO 9001:2015 (2017) pela APCER – Sistema de Gestão da Qualidade 

CONTACTOS
MoradaSEDE

Rua do Engenho, nº10

7600-337 Messejana

MoradaESDIME - Centro de Apoio ao Desenvolvimento

Rua Timor Lorosae, nº12

7780-142 Castro Verde 

Morada
http://esdime.pt/website2017/Image/dlbc_ue.pnghttp://esdime.pt/website2017/Image/dlbc_pt2020.pnghttp://esdime.pt/website2017/Image/dlbc_leader.pnghttp://esdime.pt/website2017/Image/dlbc_pdr2020.pnghttp://esdime.pt/website2017/Image/esdime_rodape.png

© Copyright  2019 . ESDIME  -  Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste  |  ALL RIGHTS RESERVED