Projectos
IGualaRTe - Actividades
1. Sensibilizar para um trabalho em rede adequado e qualificado
Prevenção e combate à violência de género: Pretende-se a sensibilização dos/as destinatários/as para a problemática específica da violência doméstica. Serão realizadas 4 acções – 2 em cada concelho, num total de 12h cada (número total de horas de sensibilização é de 48).
Conhecimento de outras redes / gabinetes congéneres e intercâmbio de experiências – Contacto com outras redes/entidades envolvidas na prevenção e resposta a vitimas de violência doméstica, de forma a possibilitar a partilha de experiências com os/as técnicos/as das redes locais envolvidas no projecto e a facilitar e apoiar o processo de definição do modelo de funcionamento da Rede Concelhia.
Realização de Workshop´s de Reflexão conjunta sobre a problemática da violência de Género, que apontem pistas para uma resposta integrada e em Rede, de suporte a vítimas de violência e a agressores.

2. Sensibilizar e qualificar o/as jovens para a mudança
Realização de acções de sensibilização para jovens das escolas secundárias dos 2 concelhos de intervenção, na área da Igualdade de Género – Violência no Namoro; igualdade de género; partilha de tarefas; empreendedorismo; saúde sexual e reprodutiva; etc. Estas acções serão realizadas em espaço de aula, em cada uma das turmas do 10º, 11º, 12º, Cursos Profissionais, PIEF e CEF, num total de 4 por turma (1 em 2011, 2 em 2012 e 1 em 2013), e visam sensibilizar o/as jovens para as questões da igualdade de género, nas suas diversas dimensões. Pretendem-se também como um espaço de ligação/ponte dos conteúdos das outras actividades, nomeadamente a peça de teatro, as tiras de banda desenhada, o vídeo.

3. Educação pela Arte
Realização de actividades artísticas / criativas / informativas, com vista ao desenvolvimento de competências para a mediação de Pares na área da IG: Oficinas de Animação para a educação de mediadore/as de pares: A actividade será desenvolvida nos moldes de oficinas de animação, com recurso a técnicas de roll-play e da encenação de uma peça de teatro sobre a Igualdade de Género, em cada um dos concelhos, com assessoria da Companhia de Teatro na Educação do Baixo Alentejo – BAAL 17.
Realização e edição de um vídeo da produzido pelo/as aluno/as sobre a temática da Igualdade de Género. Partindo de atitudes, comportamentos, de vivências do dia-a-dia, que traduzem o pensamento sobre o ser homem e o ser mulher, pretende-se construir pequenos vídeos que contribuam para eliminar barreiras, desconstruir estereótipos e fomentar a participação equilibrada de homens e mulheres, na vida social, profissional e familiar. Estes vídeos serão realizados pelo/as alunos/as, com o apoio de docentes da área de multimédia.
Realização de um concurso de tiras de Banda Desenhada sobre a temática da Igualdade de Género.
Criação de um perfil no facebook

4. Tempo de Antena
Realização de ações de informação/sensibilização sobre a IG:
Produção de Crónicas na Rádio – Divulgar atividades, questionar, refletir e sensibilizar a comunidade para a IG, será o lema das crónicas de Rádio, dirigidas à comunidade em geral. As Crónicas terão uma periodicidade semanal, com uma duração aproximada de 5 minutos, emitida em dois momentos do dia. Edição on-line revista e actualizada do Caderno “51 coisas que podemos fazer pela Igualdade”.

5. Sementes pela Igualdade
Edição de folhetos e cartazes de divulgação das ações do projecto
Actualização do site da Esdime – Sistema de actualização permanente da informação sobre as actividades do projecto a disponibilizar/partilhar com os parceiros com vista à dinamização das suas páginas WEB.
Seminário final de apresentação de resultados do projecto, quer ao nível das escolas e do trabalho desenvolvido com o/as jovens – através da apresentação dos produtos e resultados, quer ao nível da Rede de Parceiros.

 

 

Mapa Interativo - Projetos Proder
Site Rotas Sem Barreiras
Gabinete Vera
Crónicas pela Igualdade são uma iniciativa do projeto IGualaRTe, promovido pela Esdime e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Eixo 7 - Igualdade, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Formação Modular - Pré-Inscrição
Resultados - Proder / Leader
Videos - Esdime
Copyright 2015 © Esdime, Todos os Direitos Reservados