Projectos
Inov@sFileiras
Inov@sFileiras

O projeto Inov@s Fileiras tem como âmbito de intervenção, a observação sobre um conjunto de fileiras emergentes e inovadoras, como sejam, as fileiras das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, do Medronho, do Figo da índia e dos Cogumelos.

Estas novas fileiras tiveram como base de sustentação, processos de desenvolvimento arrojados e diferenciadores, como o caso do processo Provere “Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo”, processo liderado pelo Município de Almodôvar, cuja primeira fase decorreu entre 2009 e 2013 e cuja segunda fase se iniciou em 2016 e o projeto EPAM – Empreender na Fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais, liderado pela ADCMoura e desenvolvido ao abrigo do Programa da Rede Rural Nacional entre 2011 e 2015. Estes processos foram baseados numa metodologia de trabalho em rede e em soluções de inovação de processo, que se pretendem capitalizar e potenciar através deste projeto.

O Inov@sFileiras funciona como plataforma de levantamento e disseminação de informação e de animação de rede, com destaque para os aspetos de inovação por elas desenvolvidos. Considera estas fileiras enquanto cadeias de valor desde a sua produção (florestal ou agrícola, conforme o caso) até à sua valorização agroindustrial, abordando ainda a organização da comercialização, numa perspetiva de desenvolvimento rural, uma vez que se pretende disseminar e valorizar opções de diversificação agrícola e florestal do espaço rural.

As atividades em curso incluem:
- Levantamento de informação para atualização de bases de dados das fileiras das PAM, cogumelos, medronho e figo da índia;
- Sistematização e disponibilização da informação técnica e científica de forma normalizada e em linguagem acessível para as novas fileiras;
- Desenvolvimento de ferramentas de disseminação de informação e de animação de rede (plataformas eletrónicas por fileira);
- Animação das redes associadas a cada fileira, a nível nacional, através de sessões e workshops;
- Organização de 2 Seminários Nacionais das Novas Fileiras.

Participam no projeto, para além da ESDIME, o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroindustrial do Alentejo, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, a ADCMoura, a Associação Arbutus, a Confraria do Figo e da Figueira da Índia e o Município de Almodôvar, coordenador do projeto. O Inov@sFileiras termina em julho de 2019 e é financiado pelo PDR2020.







Ministério da Agricultura PRODER2020 PORTUGAL2020 UE

Mapa Interativo - Projetos Proder
Site Rotas Sem Barreiras
Gabinete Vera
Crónicas pela Igualdade são uma iniciativa do projeto IGualaRTe, promovido pela Esdime e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Eixo 7 - Igualdade, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Formação Modular - Pré-Inscrição
Resultados - Proder / Leader
Videos - Esdime
Copyright 2015 © Esdime, Todos os Direitos Reservados