Projectos
Desenvolvimento Desenvolvendo - 1997
A Esdime, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Alentejo, propôs-se produzir um instrumento que respondesse de forma prática às necessidades de iniciativas, já existentes ou a promover, que visem o desenvolvimento local. Este instrumento foi trabalhado para ser útil ao conjunto de entidades, grupos e pessoas que se dedicam à intervenção para o desenvolvimento local, particularmente no Alentejo. Apesar de no Alentejo existir já um leque diversificado de experiências de desenvolvimento local - sendo visíveis os frutos da sua acção - não tem havido um trabalho de síntese teórico-prático que aprofunde as metodologias de intervenção.

O esforço que fizemos foi exactamente nesse sentido e fizemo-lo partindo, naturalmente, do conjunto de experiências e conhecimentos que temos vindo a acumular com o trabalho desenvolvido no Alentejo ao longo de oito anos.

O objecto da pesquisa para a produção deste trabalho foram organizações de desenvolvimento local como a própria Esdime. A recolha de informação teve por base as experiências e os ensinamentos de agentes de desenvolvimento com trabalho realizado no Alentejo.

Este documento não é um ponto de chegada, mas sim um ponto de partida, até porque se nos tornou claro que só se desenvolve desenvolvendo. Pretende, assumidamente, transmitir o entusiasmo que só a intervenção em processos vivos produz e desenvolve.

Mapa Interativo - Projetos Proder
Site Rotas Sem Barreiras
Gabinete Vera
Crónicas pela Igualdade são uma iniciativa do projeto IGualaRTe, promovido pela Esdime e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Eixo 7 - Igualdade, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Formação Modular - Pré-Inscrição
Resultados - Proder / Leader
Videos - Esdime
Copyright 2015 © Esdime, Todos os Direitos Reservados