Projectos
Formação Profissional e Inserção - 2001
A Formação Profissional tem um impacto profundo e estruturante nos contextos sociais onde intervém. No presente estudo procurou-se determinar o impacto específico na definição de itinerários de inserção profissional por jovens (na área de intervenção da Esdime) com a escolaridade mínima obrigatória (9º ano).

Detectou-se um efeito perverso do acesso por parte destes jovens a modalidades de formação profissional com características reais de ocupação remunerada temporária e encarada com carácter de sazonalidade. Esta realidade entrou em relação com uma "cultura de precaridade laboral" que impulsiona estes jovens para a formação profissional como recurso do seu próprio itinerário de inserção, incompatível com a carreira profissional formal e permanente.

Desta investigação e das conclusões disponíveis, são propostas algumas recomendações, aos técnicos, decisores e intervenientes como instrumentos auxiliares da sua prática profissional neste sector.

Mapa Interativo - Projetos Proder
Site Rotas Sem Barreiras
Gabinete Vera
Crónicas pela Igualdade são uma iniciativa do projeto IGualaRTe, promovido pela Esdime e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Eixo 7 - Igualdade, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Formação Modular - Pré-Inscrição
Resultados - Proder / Leader
Videos - Esdime
Copyright 2015 © Esdime, Todos os Direitos Reservados