email Facebook Área Reservada
Home APCER
NOTÍCIAS

NOTÍCIAS - 

ESDIME APOIA PEQUENA AGRICULTURA

Enquanto Grupo de Ação Local (GAL) com intervenção nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, a ESDIME tem apoiado o escoamento da produção local em tempos de pandemia, através da criação e dinamização do Programa Alimentar Local e da abertura de avisos de concurso à medida Cadeias Curtas e Mercados Locais.

 

Criado, em meados de abril, com o objetivo de aproximar quem consome de quem produz, o Programa Alimentar Local consiste numa rede supramunicipal de distribuição de produtos locais diretamente ao domicílio, que envolve já 80 produtoras e produtores dos cinco concelhos. A informação pode ser consultada na página do Programa no facebook e no instagram.

 

Estão ainda a decorrer, até 29 de maio, as candidaturas à medida Cadeiras Curtas e Mercados Locais, que visam dinamizar a criação de cadeias curtas de distribuição agroalimentar e modelos de comercialização de proximidade de produtos agrícolas e transformados.

 

Os avisos destinam-se especificamente para o apoio às cadeias curtas, pondo em prática a simplificação e flexibilização introduzida nos normativos legais, em concreto a Portaria n.º 86/2020.

 

Neste âmbito, destaca-se a elegibilidade de despesas incorridas a partir de 5 de abril de 2020, independentemente da data de apresentação da candidatura, e ainda a possibilidade de um apoio às agricultoras e aos agricultores no valor de 48 euros por deslocação aos mercados locais ou outros pontos de entrega. Trata-se de uma medida prática que garante algum suporte financeiro às pequenas produtoras e produtores, agora que os mercados vão reabrindo um pouco por todo o país.

 

A medida é gerida pelos GAL localmente no âmbito da Abordagem LEADER/DLBC do PDR2020 Programa de Desenvolvimento Rural e pode ser consultada em www.esdime.pt.

Cientes dos novos desafios que surgiram como consequência da pandemia que afectou o país, os Grupos de Acção Local redobraram a sua atenção na definição de soluções para uma resposta rápida na ajuda a quem produz nos territórios rurais.

 

Neste sentido foram disponibilizadas respostas imediatas perspetivando o escoamento das produções locais que se consubstanciaram na abertura, recentemente, de 49 avisos de concurso à medida Cadeias Curtas e Mercado Locais e a disponibilização de um apoio a fundo perdido superior a 4,5 milhões de euros.

 

Estas alterações, enquadram-se num conjunto de medidas excecionais e temporárias, em tempos de COVID-19, com o objetivo de “promover e agilizar os canais de comercialização de produtos alimentares locais, alargando as possibilidades de escoamento da produção, promovidas pelo Ministério da Agricultura com o envolvimento dos Grupo de Ação Local e da Federação Minha Terra, entre as quais se destaca também a campanha e plataforma Alimente quem o alimenta, que reúne já mais de 900 produtoras e produtores e regista perto de 100 mil visualizações desde meados de abril.

19 de MAIO de 2020
FacebookTwitterMail
CONTACTOS
MoradaSEDE

Rua do Engenho, nº10

7600-337 Messejana

MoradaESDIME - Centro de Apoio ao Desenvolvimento

Rua Timor Lorosae, nº12

7780-142 Castro Verde 

Morada
http://esdime.pt/website2017/Image/dlbc_ue.pnghttp://esdime.pt/website2017/Image/dlbc_pt2020.pnghttp://esdime.pt/website2017/Image/dlbc_leader.pnghttp://esdime.pt/website2017/Image/dlbc_pdr2020.pnghttp://esdime.pt/website2017/Image/esdime_rodape.png

© Copyright  2019 . ESDIME  -  Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste  |  ALL RIGHTS RESERVED