A Visita do projeto Pastagens Regenerativas, decorrerá nos dias 12 a 14 de janeiro, e é particularmente importante pois para além das soluções criativas adotadas de agricultura regenerativa, trata-se de um processo de colaboração e governança inteligente multistakeholder e entre territórios, na região mais árida da Península Ibérica.
Alguns dos aspetos importantes desta visita:
🌱🌿- Vamos visitar a La Junquera, uma quinta demonstrativa de 1100ha, que trabalha em regeneração desde 2015 e que junta boas práticas de restauro ecológico e agricultura regenerativa;
💡- La Junquera é considerada um centro regional de ideias regenerativas, que junta projetos empresariais de pessoas que fizeram da regeneração parte de suas vidas. Deste centro saiu a Regeneration Academy, que iremos também conhecer;
🐑 🌾- Vamos visitar a quinta da Santiaga Sánchez, neta e filha de agricultores, é um exemplo brilhante de uma mulher rural empreendedora. Hoje, a quinta da sua família inclui ovelhas, cereais, amêndoas, apicultura e um projeto de ecoturismo que gira em torno do usufruto da agricultura regenerativa “com os cinco sentidos”;
🏭 - Vamos visitar a componente de transformação e comercialização, incluindo a Almendrehesa, comércio de produtos regenerativos.
Teremos ainda tempo para conhecer o Alvelal 8000, um projeto de Inspiração para a Ação, que nos fala da importância do retorno da inspiração, bem como conversar sobre todo o processo colaborativo em curso, para que acabemos esta viagem da forma mais inspirada possível.
A saída é no dia 12, bem cedinho, e o regresso no dia 14, depois do almoço.
🚌 🏨🥘 - Os custos de alojamento, viagem e alimentação serão suportados pela ESDIME através do Projeto Pastagens Regenerativas.
A visita terá uma lotação máxima de 23 dormidas, com 1ª prioridade para os membros do Grupo de Investigação e representantes da parceria do projeto, 2ª prioridade para a Comunidade de Prática do projeto, e vagas restantes para outros inscritos, sempre com prioridade pelo território de intervenção e limítrofes e respeitando ordem de chegada das inscrições.
A INSCRIÇÃO deverá ser enviada quanto antes, para salvaguardar a sua vaga, sendo a data limite de aceitação de inscritos/as o dia 3 de janeiro, para este e-mail (marta.cortegano@esdime.pt), incluindo a seguinte informação:
Nome:
Concelho:
E-mail:
Telefone:
Restrições alimentares ou dietas específicas:
Boleia (B) ou Transporte Próprio (TP):
B- local de onde prefere sair (Ourique, Castro Verde, Mértola, Beja):
TP - pode dar boleia (S/N), quantos lugares e a partir de onde:
Grupo de Investigação (S/N):
Comunidade de Prática do Projeto (S/N):
Entidade Parceira (S/N):
O cancelamento do alojamento sem custos só será aceite até dia 4 de janeiro, data após o qual a desistência implica reembolso do valor do alojamento.
Relembramos que já há muita informação disponível relativamente às perguntas de investigação desenvolvidas pelo Grupo de Investigação deste projeto em: https://pastagensregenerativas.blogspot.com/.