Dia 6 de abril decorreu a última visita oficial do Projeto Pastagens Regenerativas. Numa quinta que se diferencia pelas diversidade e qualidade dos produtos, fomos conhecer todo o conceito desde a produção regenerativa até à comercialização direta (para restaurantes, talhos, através de cabazes e alguma exportação para clientes específicos).
Trata-se de um projeto com uma abordagem holística, fundado com o objetivo de promover a importância da saúde dos solos, da consciência alimentar e o combate à desertificação. O projeto conta com uma equipa fantástica que adorámos conhecer e com quem pudemos aprender e discutir ideias.
Falou-se de #maneioholístico e da adaptação deste sistema cada realidade. Dos desafios de usar este sistema com mertolengas e da conciliação com os outros animais (ovelhas, galinhas, porco alentejano e abelhas).
Falámos do #keylinedesign e de como o sistema pode ser usado em diferentes contextos e/ou com constrangimentos específicos.
Visitámos a horta, a agrofloresta, a unidade de produção de chorumes.
Falámos da comercialização e provámos os resultados deste árduo trabalho.
Concluímos que este projeto tem os pés bem assentes na Terra(may) e pessoas incríveis. Voltámos inspirados/as, entusiasmados/as e cheios de vontade de aprender e continuar a pôr em prática.
O projeto Pastagens regenerativas é uma iniciativa promovida pela ESDIME Crl, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde, Câmara Municipal de Mértola e Município de Ourique. Conta também com a parceria do BIOPOLIS-Cibio e tem o apoio financeiro do BPI/ Fundação "la Caixa" e da Fundação Drittes millenium.
#regenerativefarming #regenerativegrazing #agriculturaregenerativa #agroecology