ESDIME | COOPERAÇÃO LEADER

Nos passados dias 24, 25 e 26 de outubro, a ESDIME participou no Encontro Internacional em França, no território do GAL Pithiverais et Gâtinais, integrado no projeto de cooperação transnacional INCLUDE  – ROTAS SEM BARREIRAS, cuja parceria envolve vários GAL, de Portugal, de Espanha e de França, e cujo objetivo comum é potenciar a prática do “Turismo Acessível", através da realização de ações que visam compartilhar experiências entre territórios, mas sobretudo sensibilizar e capacitar os agentes para a importância do Turismo para Todos.

O programa de dia 25 de outubro integrou o “Seminário Turismo Acessível para Todos”, que se debruçou sobre experiências e leituras das realidades na perspetiva da importância da universalidade no acesso às infraestruturas turísticas, em articulação com o imperativo social da inclusão de pessoas com limitações funcionais.

No mesmo dia, os participantes tiveram a oportunidade de participar em workshops com casos práticos para conscientização sobre as diferentes formas de deficiência, incapacidade ou limitação das funções físicas ou mentais, cuja metodologia utilizada foi muito sensível às reais necessidades.

O programa incluiu ainda visitas a espaços e infraestruturas a fim de contribuir para o conhecimento dos agentes do desenvolvimento local, enquanto elementos facilitadores de transferência de boas práticas para os territórios GAL.

Agradecemos a excelente organização e acolhimento por parte dos nossos parceiros franceses, tal como na visita anteriormente realizada nos territórios dos GAL em Espanha, por parte dos nossos parceiros espanhóis.

F1

Também nos dias 28, 29 e 30 de setembro, decorreu a segunda visita técnica no âmbito deste projeto. Depois de Portugal acolher as comitivas de cada GAL parceiro, em maio último, foram dessa vez os parceiros espanhóis que organizaram a visitação a equipamentos e recursos turísticos de referência, entre os quais: Centro Histórico e Porto Desportivo de Olivença, Oficina Técnica de Accesibilidad de Extremadura – OTAEX, a “Rota dos Sentidos” em contextos naturais e arqueológico e outros equipamentos museológicos, como o “Museu Vostell” e o “Museu do Presunto”. Em Mérida, para além do conjunto monumental premiado pela Otaex, foram conhecidas intervenções pelo Município de Mérida - a cidade mais acessível de Espanha, e ainda várias intervenções em parques públicos e itinerários na zona histórica e patrimonial circundante à Alcáçova de Badajoz.

Na vertente da Hotelaria, o Hotel Lunión de Badajoz foi o selecionado para integrar o programa.

Foi uma visita rica em diversidade de contextos numa perspetiva da acessibilidade, como um atributo essencial do meio edificado sustentado na Inclusão de Todos.

 

e1

Destacamos a oportunidade da Cooperação LEADER, enquanto ferramenta que apoia o financiamento de abordagens integradas e temáticas de forma transversal em estratégias de desenvolvimento de territórios, com objetivos comuns.

 

A Parceria dos Grupos de Ação Local (GAL):

GAL Terras Dentro 2020 Terras Dentro - Coordenador do projeto (Portugal)

GAL ADERCO – ADERCO (Asociación para el Desarrollo Rural de la Comarca de Olivenza) (Espanha)

GAL ADERE 2020 - Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste (Portugal)

GAL CEDECO - Centro de Desarrollo Comarcal de Tentudía (Espanha)

GAL Al Sud – ESDIME Crl (Portugal)

GAL Leader Pithiverais et Gâtinais GAL Leader (França)

 

O “Include Rotas sem Barreiras” é financiando através da Medida 10.4 LEADER, do PDR 2020, a qual visa promover a cooperação interterritorial e transnacional dos GAL para trabalhar problemáticas comuns aos territórios

APCER selo de qualidade

PDR 2020Leader 30 anos  Alentejo 2020Portugal 2020Fundo Social EuropeuFundo Europeu do Desenvolvimento RegionalFundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural