Esta semana, o @Diário do Alentejo apresenta uma reportagem sobra a Agricultura Regenerativa no Alentejo.
O artigo destaca o Projeto Pastagens Regenerativas, uma iniciativa da ESDIME, da @Câmara de Castro Verde, @Câmara Municipal de Mértola, @Câmara Municipal de Ourique e do @Cibio Inbio, que conta com o apoio da @Fundação La Caixa e da @Soil Alliance.
O projeto conta também com as parcerias de vários agricultores interessados em experimentar estas técnicas e das associações de agricultores locais (@ACPA - Porco Alentejano, @Cooperativa Agrícola do Guadiana CRL e da AACB - Associação de Agricultores do Campo Branco).
A reportagem apresenta ainda os casos práticos de duas explorações que se destacam na utilização destes conceitos, a @Herdade dos Lagos HDL, em Mértola e o @Monte do Seixo, em Castro Verde.
A Agricultura Regenerativa apresenta-se como a conciliação entre diversos conhecimentos e técnicas, e permite produzir alimentos, com destaque para a produção pecuária, com uma pegada ecológica positiva, contribuindo para a melhoria dos solos e do ciclo da água e deixando um impacto positivo na biodiversidade.
Considerando todos os dilemas das Alterações Climáticas, a que acresce a elevada suscetibilidade à desertificação do território, esta poderá vir a ser uma solução muito interessante, que importa estudar melhor e compreender no contexto do Alentejo.