Evento Final Pastagens Regenerativas

Projeto Pastagens Regenerativas organizou o seu evento final de apresentação de resultados, no âmbito das Jornadas do Mundo Rural, que decorreram nos dias 5, 6 e 7 de dezembro em Mértola e Alcoutim.

Foram 3 dias intensos, de grandes aprendizagens e partilhas, quer em sala, quer em campo. Mas foram também 3 dias de celebração de uma jornada colaborativa que se iniciou há 2 anos, quando um grupo de agricultores/as, investigadores/as e técnicos/as se questionaram sobre a possibilidade de fazer diferente.

Dessa vontade nasceu uma comunidade de prática em pastoreio regenerativo, que se juntou para aprender sobre gestão holística e desenho hidrológico. E a partir daí, muito se fez:

Fizemos visitas, fizemos formações. Fizemos pilotos, monitorizámos, experimentámos. Fizemos planos holísticos participados. 

De 3 agricultores convidados, passámos a uma Comunidade de Prática com cerca de 90 participantes, a maioria agricultores/as.

Ousámos, errámos, aprimorámos. Ousámos mais, errámos melhor, aprendemos mais.

E nestes 3 dias, em Mértola, avaliámos e celebrámos, na consciência de que, mais do que um fim de projeto, celebrávamos o caminho que se inicia, rumo a um território regenerativo, que já se estende para além de Castro Verde e Ourique.

Para a equipa ESDIME, Associação de Agricultura Regenerativa ibérica, Cooperativa Regenerativa, Cooperativa Minga, Lineaclave, Terracrua, 2 Adapt, Cibio, Câmara Municipal de Mértola, Câmara Municipal de Castro Verde, Câmara Municipal de Ourique, Associação de Criadores de Porco Alentejano, Associação de Agricultures do Campo Branco, Fundação "la Caixa", Fundação Drittes Millenium, o nosso grande agradecimento!

jj

 

APCER selo de qualidade

PDR 2020Leader 30 anos  Alentejo 2020Portugal 2020Fundo Social EuropeuFundo Europeu do Desenvolvimento RegionalFundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural