PASTAGENS REGENERATIVAS

Projeto Pastagens Regenerativas visita a Porcus Natura Herdade de S. Luís.

Foram dois dias intensos de partilha de conhecimentos, entre o Francisco Alves, a equipa da Associação de agricultura regenerativa Ibérica (Ana Digon, José Luis García de Castro e Miguel Llorente), e todos/as agricultores/as participantes.

Num sistema agroflorestal bem preservado, encontramos um sistema de maneio holístico com porco alentejano, vacas, ovelhas e cabras serpentinas. Foi simplesmente inspirador: o projeto, as pessoas e a partilha.

Num momento em que a dependência dos fatores de produção e a necessidade de salvaguardar a #segurançaalimentar constituem desafios fundamentais, os/as agricultores/as do Alentejo mostram que existem soluções que compatibilizam os desafios climáticos, a produção alimentar e a #sustentabilidade, num modo agroecológico e regenerativo.

Para esta visita, contámos com a preciosa ajuda do Miguel Encarnação e a facilitação do André Vizinho e da Eva GB. Foi ainda tempo de rever amigos como a Raiza Rezende e o Dimitri Tsitos. Dois dias fabulosos!

O Projeto Pastagens regenerativas é coordenado pela ESDIME Crl e conta com a parceria dos Município de Castro Verde, Câmara Municipal de Mértola, Município de Ourique e CIBIO InBIO. O projeto é cofinanciado pela Fundação "la Caixa", Soil Alliance e Fundação Terceiro Milénio.

APCER selo de qualidade

PDR 2020Leader 30 anos  Alentejo 2020Portugal 2020Fundo Social EuropeuFundo Europeu do Desenvolvimento RegionalFundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural