Projeto Pastagens Regenerativas visita Mundos Nuevos e La Zapatera

Nos dias 2 e 3 de Junho de 2022 realizámos a terceira visita do projeto Pastagens Regenerativas a explorações agrícolas com Keyline e Maneio Holístico. Desta vez fomos com 25 agricultores, rumo ao Retamal de Llerena, Badajoz para conhecer o projeto Mundos Nuevos.

Numa zona com precipitação de 350mm por ano foi impressionante ver, entre outras coisas, as charcas cheias no topo das colinas, as ovelhas com imenso pasto, o esteval transformado em pasto sem esforço, o bom estado das azinheiras e do seu renovo e as retamas a darem tanto alimento e funções no verão.

Contámos mais uma vez com formações dadas pela Associação de Agricultura Regenerativa Ibérica, nas pessoas de Ana Digon e José Luis García de Castro.

Este projeto inspira pelo trajeto dos irmão Campa, ao saírem de um modelo convencional/industrial e passarem para um modelo regenerativo. Os resultados vêm-se a olho nu, o solo está coberto, a retama está a voltar, a biodiversidade multiplica-se.

O Projeto Pastagens regenerativas é coordenado pela ESDIME Crl, e conta com a parceria dos Município de Castro Verde, Câmara Municipal de Mértola, Município de Ourique e CIBIO InBIO. O projeto é cofinanciado pela Fundação "la Caixa", Soil Alliance e @Fundação Terceiro Milénio.

https://pastagensregenerativas.blogspot.com/.../visita-ao...

 

APCER selo de qualidade

PDR 2020Leader 30 anos  Alentejo 2020Portugal 2020Fundo Social EuropeuFundo Europeu do Desenvolvimento RegionalFundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural