Decorreu nos dias 17 e 18 de setembro a última ação do projeto TerrAlimenta: com um retiro para o desenho participado de um Sistema Alimentar Territorializado.
A partir de uma encantandora quinta de turismo ecológico (Casa da Eira de Baixo), a parceria, constituída por membros dos GAL, CIMBAL, Terra Sintrópica e Municípios, a que se juntou a Universidade de Évora e a Cooperativa Chamar o Futuro, refletiram sobre os conhecimentos adquiridos ao longo dos 2 anos e co-criaram as bases futuras de um Sistema Alimentar Territorializado, a partir das cantinas de restauração coletiva.
É o final de um capítulo, o primeiro. Este livro ainda irá fazer correr muita tinta e ficou claro que existe uma enorme vontade de escrever uma nova história para os sistemas alimentares locais.
O projeto TerrAlimenta é uma parceria entre a ESDIME Crl, Terras do Baixo Guadiana, Diário do Alentejo, Rota do Guadiana - ADI, Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado, Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo - CIMBAL, Câmara Municipal de Mértola, Município de Ourique e Terra Sintrópica, conta com o apoio técnico da Universidade de Évora e Cooperativa Chamar o Futuro e é financiado pelo PDR2020 - operação 20.2.4 da Rede Rural Nacional.
#sistemaalimentarlocal #agroecologia #dietamediterrânica #agriculturasustentável #circuitoscurtos #produçãolocal