VERA Empoderando Vidas

Projeto

O Projeto “VERA Empoderando Vidas” carateriza-se pela intervenção direta a vítimas de violência doméstica, com vista ao seu empoderamento e consequente eliminação da situação de violência em que se encontram.

Para a concretização dos seus objetivos, centra a sua ação no Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência Doméstica, de forma descentralizada e com carácter de acompanhamento de proximidade ao longo do processo de apoio.

 

Summary

The “VERA Empowering Lives” Project is characterized by direct intervention to victims of domestic violence, with a view to their empowerment and consequent elimination of the situation of violence in which they find themselves.

To achieve its objectives, it focuses its action on Psychosocial Care for Victims of Domestic Violence, in a decentralized manner and with a close monitoring approach throughout the support process.

 

Ficha de Projeto

Ficha

Objetivos e Atividades do Projeto

Objetivos

- Prevenir e combater a Violência Doméstica e de Género através do apoio especializado a vítimas de violência doméstica, nomeadamente nas vertentes de atendimento psicossocial e de informação jurídica.

- Permitir a presença semanal do Gabinete VERA em cada um dos Concelhos de Intervenção –Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique – garantindo o atendimento de proximidade e contribuir para o aumento da capacidade de divulgação da estrutura e consequentemente aumento do número de pessoas apoiadas.

 

Atividade 

 Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência Doméstica

O atendimento/apoio Psicossocial é a intervenção estruturante do Gabinete VERA.

Esta é a intervenção, de carácter pontual ou sistemática, na qual se recolhe o histórico da vítima, realiza o diagnóstico, avaliação do risco, define o plano de segurança e define o plano de intervenção individual, com vista, numa primeira fase ao desenvolvimento de uma relação de confiança e de segurança com os serviços, e posteriormente visando a sua autonomização e integração.

Para o efeito, no âmbito do Atendimento Psicossocial são mobilizados todos os recursos necessários, quer sejam por via de uma resposta interna do projeto, das parcerias existentes, de intervenções especializadas ou de outros recursos locais.

Desta forma, e para contribuir para o processo de mudança, o Atendimento Psicossocial congrega não só o apoio social, o apoio emocional, e a reestruturação da narrativa da vítima, como também informação jurídica.

A informação jurídica é prestada diretamente pelas TAV às vítimas, com recurso a uma assessoria técnica com técnico jurista que analisará conjuntamente com as TAV as situações particulares de forma a esclarecer e orientar a intervenção nesta área.

Garante-se o atendimento psicossocial de proximidade, em todos os Concelhos de intervenção do Gabinete VERA (Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique) com uma periodicidade semanal. Garante-se um dia de atendimento presencial por Concelho, sendo que as técnicas se deslocarão aos Concelhos, sempre que assim se justifique, fora do dia estipulado de atendimento.

Garante-se ainda a deslocação das técnicas às sedes de Freguesia, em articulação com as respetivas Juntas de Freguesia, sempre que a situação o exigir, seja por preferência da pessoa a ser atendida, seja por impossibilidade daquela se deslocar à sede do Concelho.

A presença semanal em cada um dos Concelhos de Intervenção contribui não só para uma maior proximidade à comunidade de cada um dos Concelhos, como para um contacto próximo com as técnicas locais de intervenção social de cada um deles. Desta forma é possível uma maior e mais eficaz divulgação da estrutura de apoio, com o consequente aumento do número de pessoas atendidas. Esta presença permite ainda a criação de momentos informais de partilha de experiências e conhecimento específico ao nível do fenómeno da violência doméstica, que se espera contribuir para uma maior sensibilização e conhecimento daquelas técnicas/os locais.

 

Destinatárias/os

- 110 Vítimas de Violência Doméstica

 

Equipa Técnica

- 1 Coordenadora

- 2 Técnicas de Apoio à Vítima

ISO

PDR 2020Leader 30 anos  Alentejo 2020Portugal 2020Fundo Social EuropeuFundo Europeu do Desenvolvimento RegionalFundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural